Ccont Contabilidade

Planejamento Tributário para Bares e Restaurantes Dicas essenciais para o sucesso

Planejamento Tributário para Bares e Restaurantes: Dicas essenciais para o sucesso

A carga tributária é, para muitos empresários, um verdadeiro pesadelo. Com os donos de estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes não é diferente.

Dessa forma, além dos prazos a serem cumpridos e todas as responsabilidades, um gestor ainda precisa se manter atento. Isso porque, existem diversos fatores criados para atender diferentes segmentos e regimes tributários.

Diante disso, muitos empresários compartilham o desejo de reduzir os custos com pagamento de impostos. Mas será possível beneficiar o seu negócio de maneira lícita?

A fim de responder essa e outras perguntas, nós preparamos um conteúdo repleto de dicas. Leia com atenção e descubra como fazer o planejamento tributário para bares e restaurantes.

Aproveite para ler um pouco mais sobre: Recuperação Tributária para Empresas do Lucro Real e Lucro Presumido


Planejamento tributário para restaurantes: o caminho para pagar menos impostos

A elaboração de um planejamento tributário consiste na realização de um processo que considera todos os aspectos tributários de uma empresa, como o enquadramento tributário e diversas outras situações que podem ser benéficas.

Deste modo, a sua elaboração implica:

  • Análise das especificidades do negócio (faturamento, atividade exercida); 
  • Análise da natureza jurídica; 
  • Enquadramento no Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido;
  • Elaboração do plano tributário, utilizando de todos os recursos do regime para diminuir o pagamento de impostos;
  • Revisão tributária sempre que for preciso.

Como resultado, torna-se possível pagar menos impostos e se manter em conformidade com todas as suas obrigações.


Quais são os aspectos que podem diminuir os tributos de seu restaurante

Como o leitor pode compreender, a tributação é algo complexo e repleto de especificidades.

Por este motivo, iremos evidenciar, a seguir, quais são os principais pontos que influenciam a redução de impostos em bares e restaurantes.


Substituição tributária do ICMS

A substituição tributária ocorre quando a responsabilidade pelo pagamento do imposto fica atribuída à ação de venda. 

Deste modo, quando um restaurante comercializa bebidas, ou demais itens de seu cardápio, uma série de produtos podem passar pela substituição tributária do ICMS.

No entanto, é comum, que gestores sem o conhecimento devido, acabem pagando novamente o ICMS. Contudo, essa é uma situação que pode ser evitada por meio do planejamento tributário para bares e restaurantes.

Aproveite para ler: Como funciona a Revisão tributária para empresas do Simples Nacional


PIS e COFINS 

Itens como carnes estão sujeitos a tributação sobre Base Zero e, dessa forma, também é preciso se manter atento, evitando assim pagar imposto em dobro de forma desnecessária.

Deste modo, todos os pequenos detalhes contribuem na geração de uma maior economia com o pagamento de impostos, confirmando assim a importância da implementação de um planejamento tributário. 


Conte com apoio especializado e garanta a regularidade de seu restaurante 

A fim de contar com um planejamento eficaz, o empreendedor deve pensar nas especificidades de seu restaurante e, com isso, buscar o apoio de profissionais especializados que verdadeiramente entendam este assunto.

Possui interesse neste assunto, mas ainda possui dúvidas? Se você está em busca de uma contabilidade digital, conte com a Ccont!

O nosso intuito é prestar serviços de contabilidade com excelência, por meio da utilização das mais modernas ferramentas tecnológicas existentes no mercado, e por meio do conhecimento técnico de consultoria de nossos profissionais.

Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como nós podemos te ajudar! Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar outros conteúdos como este!

Além disso, aproveite para seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar outros conteúdos!

Leia também: Passivo trabalhista – O que é e como prevenir de acontecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *