Tributação no transporte de cargas – Entenda como funciona
Atualmente, o Brasil ocupa a 14º posição no ranking dos países com maior cobrança de impostos em todo o mundo. Além disso, ele também ocupa a primeira posição entre as pátrias latino americanas.
Sendo que grande parte dessas tributação incide sobre o transporte de cargas.
Sabendo que este é um assunto fator de diversas dúvidas, preparamos este conteúdo. Leia com atenção e entenda como funciona a tributação no transporte de cargas. Confira.
Entenda os desafios da tributação no transporte de cargas
Atuar no setor de transportes não é uma tarefa fácil. Principalmente, se associamos ao cenário burocrático do sistema tributário brasileiro.
Sendo assim, ao empreender, é preciso estar preparado para o alto número de impostos pagos. Dessa forma, a carga tributária que incide sobre as empresas acabam encarecendo o preço dos produtos.
Por este motivo, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), acaba sendo considerado como um dos vilões no setor de transporte de mercadorias. Isso acontece, porque ao longo de uma operação, ele pode sofrer alterações, variando de acordo com a cidade/estado ao longo do trajeto de locomoção de um caminhão, por exemplo.
Além disso, a sua cobrança também ocorre de forma regressiva e indireta, como resultado, empresas que ganham menos com o transporte de cargas, acabam pagando mais impostos.
Aproveite para ler: Recuperação Tributária para Empresas do Lucro Real e Lucro Presumido
Confira os principais tributos no transporte de cargas
Agora que o leitor já compreende um pouco mais sobre os desafios enfrentados quando o assunto é tributação no transporte de cargas, iremos dar sequência neste assunto apontando quais são os principais impostos pagos. Vamos lá?
IPI
O IPI (Imposto sobre os Produtos Industrializados), incide sobre o transporte de mercadorias industrializadas nacionais e também importadas, podendo variar de acordo com o tipo de produto a ser fretado.
Desta forma, para compreender com exatidão o valor a ser pago, é preciso consultar a tabela TIPI.
PIS
O PIS (Programa de Integração Social) é um tributo que contribui para a concessão de benefícios à sociedade, como por exemplo FGTS e Seguro-Desemprego.
Deste modo, o recebimento deste valor irá incidir sobre o faturamento de uma empresa, podendo sua alíquota variar entre 0,65% e 1,65%.
Aprenda lendo: Como funciona a Revisão tributária para empresas do Simples Nacional
Confins
Já o COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), possui um caráter social. Diante disso, o seu valor incide sobre a receita bruta de cada empresa, sendo utilizada a fim de garantir a seguridade social da população.
Assim, a base a ser utilizada para o pagamento do Cofins será o faturamento mensal, podendo suas alíquotas variarem entre 3% a 7,6%.
IRPJ
O IRPJ (Imposto de Renda para Pessoa Jurídica) deve ser calculado conforme a apuração do Lucro Presumido ou Real. Isso porque, o período de apuração poderá variar o pagamento do imposto.
INSS
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é um tributo pago por uma transportadora à Previdência Social. Tendo como variação de sua alíquota valores entre 25,8% a 28,8%, conforme a variação de suas atividades.
Aproveite para conferir também: Contabilidade Consultiva: Conheça os quatro métodos aplicados pela Ccont para ajudar na gestão de seu negócio
ICMS
O pagamento do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) irá incidir sobre a comercialização de todas as mercadorias transportadas entre os municípios e estados em território brasileiro.
CSLL
O CSLL é uma contribuição que incide sobre o Lucro Líquido de cada empresa. Deste modo, o seu modelo de pagamento irá ocorrer de forma semelhante ao do IRPJ, variando de acordo com o regime tributário.
Saiba qual a importância de contar com apoio de profissionais especializados
A fim de pagar corretamente toda a tributação do transporte de cargas, é importante contar com apoio de profissionais contábeis especializados neste segmento.
Principalmente, em meio ao cenário econômico que estamos vivenciando e com as constantes mudanças em normas contábeis.
Mediante a isso, se faz de fundamental importância contar com a contabilidade consultiva como ferramenta de assessoria e orientação para que sua empresa possa retomar a um crescimento saudável.
Esperamos que nosso conteúdo esteja ajudando os nossos leitores. Se você possui dúvidas, utilize o nosso campo a seguir e fale com um de nossos consultores.
A Ccont Contabilidade Consultiva nasceu para ajudar no crescimento dos clientes e parceiros, através de uma contabilidade descomplicada. Prezamos por facilitar a comunicação, humanizando o atendimento, com foco no relacionamento e prestando consultoria especializada para auxiliar na gestão empresarial e na tomada de decisões.
Acompanhe também o nosso blog e aproveite para apreender: Como uma Consultoria Tributária pode ajudar a sua empresa na Economia Tributária?